O melhor dia do maior piloto

Senna comemorando

 

Não existe muito o que descrever do espetáculo que se desenvolveu no Grande Prêmio da Europa de 1993. O que ocorreu foi algo transcedental e nunca igualado por qualquer outro piloto. Foi o marco definitivo do talento de Ayrton Senna e argumento suficiente para colocá-lo na alto do pódio dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. Hoje é o aniversário de 14 anos daquela corrida.

É desnecessário conferir qualquer estatística, não adiantaram os incontáveis títulos, poles e vitórias de Michael Schumacher para abalar o lugar desse brasileiro nos registros da categoria. Faltou sim um show, como o que o mago Ayrton Senna da Silva apresentou naquela tarde fria de chuvosa na Inglaterra.

Era um momento predestinado da Fórmula 1. O GP da Europa só foi realizado em Donington após confusões com os organizadores da pista de Jerez de La Frontera e muita insistência do dono do circuito inglês. Nos treinos livres e na qualificação o tempo permaneceu seco, o que garantiu a primeira fila das Williams, com equipamento muito superior. Mas naquele domingo os céus resolveram desabar, e sobre a cabeça de Alain Prost e o que ocorreu foi essa “tragédia de primeira volta” que podemos acompanhar nesse vídeo aí embaixo na voz do inesgotável Galvão Bueno.

O susto de Prost foi tão grande que saiu reclamando de tudo: da estratégia da equipe, dos pneus Goodyear, do equilíbrio do carro e até mesmo na fabricante de freios, Brembo, indo visitar a fábrica, onde perguntou se Senna possuía algum sistema de freio anti-blocante. Resposta do técnico? “ABS no pé, Mon Ami!”

Descrição de Senna da primeira volta:

“Chovia muito. Larguei em quinto, mas na primeira volta dei um tiro psicológico na concorrência. Fui espremido pelo Schumacher, tive de colocar duas rodas fora da pista, passei o alemão antes da primeira curva e mergulhei à cata de Damon Hill. Passei o inglês na freada. A próxima vítima era Prost. Esperei as curvas duplas do S e, como ele freou antes do normal, acabou abrindo uma brecha por onde me meti” (Uma Estrela Chamada Ayrton Senna – Lemyr Martins/Panda Books)

É interessante que o Brasileiro nem viu a Sauber de Wendliger, estava focado nas Williams que iam adiante. Abaixo podemos conferir o final da prova (com direito a Pam-Pam-Pam) e o pódio.

Anúncios

23 Respostas to “O melhor dia do maior piloto”

  1. esse foi um grande piloto de todos os tempo

    saudades ayrton

  2. BAH!
    MESTRE!

  3. falar o que depois disso…simplesmente que as corridas de hoje em dia, como fala meu amigo ai de cima BAH ja eram aff; senna é senna o resto são coadjovantes do show…

  4. o mago das pistas é burrice questionar qual o maior piloto de todos os tempos senna era tão grande que conseguiu quebrar um ditado “de que os numeros não erram jamais”. Apesar de não ter os recordes porque correu em epoca de fenomenos e no meio dos fenomenos foi o maior de todos. Saudades Senna do Brasillllllll

  5. Saudades! Muitas saudades !!!
    Basta ver o Senna … que a emoção toma conta!!
    O nosso querido Ayrton Senna do Brasil !!!!!

  6. ele é o maior penso como galvão vai ter pilotos bons de mais igual ayrton nunca mais

  7. pois é, isto é só uma pequena amostra do potencial de SENNA

    ele é mesmo o melhor.

  8. Minha Nossa Senhora ! ! ! Essas foram minhas palavras ao fim desta fantástica volta do nosso campeão que eu assisti ao vivo, esta volta valeu a ele uma placa que foi colocada ao lado da pista de Donington, como ” Um gol de placa “. INESQUECIVEL.
    Valeu Senna !!!

  9. O que dizer dessa volta eu era pequeno mas era viciado em esportes nessa época, Senna com certeza era mágico um mito, um exemplo não só de piloto como pessoa, um cara que não deixou o poder dominar sua personalidade, um exemplo de garra e determinação que hj em dia devemos lembrar e te-lo como referencia, nada a dizer as atitudes falam mais do que palavras…
    Parabéns Senna vc pode ter ido para outro mundo mas sua memória jamais será esquecida, pois só morre aquele que é esquecido e vc jamais será…

  10. outro Senna só daqui ha 1000 anos !

  11. creci vendo o mestre Ayrton Senna correndo participei de cada prova ,cada largada.hoje escrevo aqui como quem desabafa por agora não ter mais aqueles domingos. muitas saudades!!!!!!!!!!!!1

  12. Eu acordava todos os domingos cedinho e aguardava o começo do show de airton senna… saudades!

  13. ele é o maior de todos os tempos é um deus do automobilismo mundial.

  14. O que dizer ao ver essas imagens? Certamente o Brasil teve o maior piloto de todos os tempos. Simplesmente genial, inigualável, uma lenda do automobilismo. Salve, salve, Ayrton Senna do Brasil!

  15. digo em toda certeza o ayrton foi o melhor de todos os tempos de certeza absoluta não existirá mais ns f 1 um piloto igual a esse Deus abençoe a tua alma ayrton senna da silva o melhor de todos os tempos!

  16. sem igual . eu vi e fico orgulhoso . por ter visto um brasileiro nos dar tanto orgulho . sem duvida o melhor !!!

  17. The Best!

  18. The Best! Simply The Best

  19. ESSE E O CARA, CERTO? SIMPLY THE BEST, THE BEST !!! . . .

  20. gostei muito……….

  21. ele é meu idolo

  22. Acabei de ver o filme sobre a vida do Senna… lembrei com alegria de uma infância cheia de heróis… Quando eu era criança o via como um herói… Hoje já como um adulto o vejo o mesmo herói… só que como um homem que fez de sua vida o instrumento da alegria e da inspiração de muitos outros. Seu talento nas pistas é incontestável e a saudade de ver quando ele ganhava de forma incrível e falava com humildade que Deus estava ali com ele… assim não tem como… ele assim era invencível… Não pelas vitórias como piloto, mas como um herói de crianças e adultos.

    Saudades!

  23. sei q ja faz muito tempo, mas ñ me canso de admira-lo, estamos vivendo um tempo sem idulos, ele é o melhor de todos mesmo sem ser o q tem o maior numero de titulos, ele é a resposta pra quem pergunta se o q interessa é o prazer ou tamanho q proporciona, ele só tem 3 titulos, mas ñ esperava adiversario ir pro box pra ultrapassa-lo, ganhava na marra e abilidade.

    abraço fera. nelio martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: