A pintura é a mesma (a barba do Heidfeld também), mas os meus cabelos…

BWM F1.08

Pulo a Toyota, inadvertidamente, porque acabam de lançar a BMW da temporada 2008, um tanto mais relevante, se formos computar a expressividades dos resultados de ambas as equipes. Conforme o diretor técnico da equipe germânica, ele é uma “evolução radical”, e isso parece se comprovar reparando na silhueta do F1.08. Todos os elementos do F1.07 estão lá, o santantônio chifrudo, o bico baixo, o aerofólio com três lâminas, a corcunda de notredame na carenagem do motor…
Nos pequenos detalhes, porém, várias características estão diferentes, muito mais refinadas. A lâmina inferior do spoiler dianteiro, por exemplo, agora tem uma cunha bem mais pronunciada no centro e ela se estende quase dez centímetros para além do bico. Esse, por sinal, ganhou um formato mais estreito e arredondado e os suportes que conectam o spoiler ganharam novas curvas harmônicas.

Com as fotos divulgadas até o momento, não dá para analisar muito das laterias, cuja tendência nos últimos anos sempre é afinar a cintura. As aletas, porém, foram trabalhadas. Apesar de manterem o formato, estão mais estreitas, provavelmente buscando uma maior penetração aerodinâmica.

A resposta da BMW para as “corcovas” de segurança da FIA parece mais sutil do que as ombreiras de McLaren e Ferrari. Não parece simplesmente que grudaram a peça ali, as curvas da nova proteção seguem a linha lateral do carro, parecendo mais integradas ao projeto geral. Outra novidade é a adoção das tenebrosas calotas aerodinâmicas nas rodas, que a FIA deveria proibir logo, pois além de muito feias, no último ano presenciamos algumas ocorrências desses objetos se desprendendo das rodas, o que pode furar pneus e danificar outros veículos.

No departamento gráfico, a turma do Theissen continua com os mesmos chatos sintéticos de sempre: grafismo igual, cores iguais, branco igual, barba do falcon igual, cara feia do Kubica igual… Lástima!

BWM F1.08

Anúncios

~ por Bernardo Bercht em janeiro 14, 2008.

Uma resposta to “A pintura é a mesma (a barba do Heidfeld também), mas os meus cabelos…”

  1. Aquela concha na asa dianteira eu achei realmente esquisita, mas se funcionar, isso será o de menos. Eles alteraram bem o bico também. Nas laterais mudaram alguma coisinha, mas como um todo não foi nenhuma grande revolução como na Toyota, por exemplo.
    Provavelmente continuirá liderando o pelotão intermediário, mas dessa vez corre se´rio risco de ser superado pela Renault. Não será um ano fácil para a BMW…
    E vamos ver se neste ano o Kubica assusta um pouco mais o Heidfeld, porque no último ano ele deixou a desejar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: