Análises profundas (e modestamente) ponderadas…

Análise Ferrari, McLaren e Toyota

Toda temporada da F1 começa com esses exercícios de adivinhação, geralmente infrutíferos, de filosofar sobre as fotos dos novos bólidos que despontam nos lançamentos oficiais das equipes. Nos últimos anos a graça dessas revelações diminuiu bastante, pois as pinturas teimam em ser mais iguais a cada ano. O branco e o vermelho imperam, só restando às “otoridades” automobilísticas de plantão darem pitacos sobre as “formas”, que como o regulamento permanece na mesma, também não mudam tanto.

Enfim, após essa introdução elucidativa (necas), vamos aos meus pitacos quanto às primeiras equipes a mostrar seu material para 2008, começando pela “campeona” do ano passado.

Ferrari F2008

Os campeões capricharam na organização e lançaram sua caranga antes de todo mundo. As primeiras olhadas incautas dão a impressão de que o carro é o mesmo F2007, tirando as tenebrosas “ombreiras” (ou tetas) que as laterais do cockpit ganharam com as novas medidas de segurança. No entanto, a comparação com o carro do ano passado mostra um entre-eixos mais curto, algo entre 3 e 5 centímetros, um grande trabalho nas aletas frontais, com aparência mais robusta e curvilínea, que acompanham o desenho do bico. Dá até para se imaginar como “ar” passando por essas regiões perturbando o mínimo possível o comportamento aerodinâmico do carro.

Outra grande mudança é o aerofólio dianteiro, para o qual os engenheiros tifosi pegaram a receita na pratileira da Toyota. Ainda assim, a sua versão parece mais leve que o trabalho dos japoneses no ano passado. O jornalista Flávio Gomes apelidou de boquinha penélope charmosa… Para mim é longe disso, é feio mesmo. Por fim, a traseira. A asa principal ganhou um projeto em “W”, bastante curvilíneo e o difusor, último recurso aerodinâmico do veículo, foi estendido em relação ao F2007.

No geral, um refinamento do carro campeão. Como não dá para analisar recheio, até por que a Ferrari não divulga patavinas de medidas e compostos, vale lembrar que o odiado controle de tração foi banido, o que, para Stefano Domenicali inverterá a divisãi de trabalho que vigorava até agora na F1: de 80% mecânico e 20% piloto, para 80% piloto e 20% mecânico.

Teoricamente, um entre-eixos mais longo traria mais estabilidade na tração, mas a resposta da Ferrari foi um carro mais curto, buscando melhor dinâmica em pistas travadas. No fim das contas, o carro campeão sempre começa o ano como… o campeão, até que algum projetista rival mala venha provar o contrário, daí o pessoal campeão irá tentar copiar as idéias e dar uma melhorada e, se não conseguir, sendo a Ferrari, perguntar para a FIA se é legal e pressionar, caso a FIA não seja amiguinha, o jeito é resignar-se e perder… Enfim, tirando seu piloto chorão e com medo d’água e de rodas que patinam, a Ferrari tem tudo para faturar com Kimi mais uma…

Anúncios

~ por Bernardo Bercht em janeiro 11, 2008.

4 Respostas to “Análises profundas (e modestamente) ponderadas…”

  1. Realmente estas suas férias foram bem longas 🙂
    Mas ainda bem que voltou…
    Abraços

  2. O churrasco longo este hein? Caramba! Mais de dois meses de férias…e O Mondo? agora vai?
    Seja bem vidno de volta

  3. Não achei a frente da Ferrari feia, pelo contrário, a ponte mclaresca é que é bizarra, a maneira integrada que a Ferrari utilizou parece bem mais bonita.
    Quanto as porcentagens, acho que a mudança não será tão brusca assim, acredito que não passará de 50% x 50%, mas por enqaunto é só especulação, vamos ver quando os carros forem pra pista.
    Quanto ao Massa, não tinha jeito, você tinha que voltar cumprimentando o cara. Esse é o Bernie…

  4. Massa é de fato chorão e tem sérias dificuldades com o asfalto molhado! Pena que a grande mídia brasileira pense que todo mundo só consegue informação sobre a F1 com o Reginaldo Leme e a Tia Galvão! Parabéns pelo blog!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: