Freak Show da Fórmula 1

Piração para todos os gostos

Depois de um bom número de anos sem os engenheiros da F1 aprontarem muito com sua criatividade, a estabilidade do regulamento finalmente queimou o resto dos neurônios dos projetistas e eles nos brindaram com alguns acessórios maravilhosamente enlouquecidos para ganhar uns milésimos aqui e ali. Em homenagem a essas peripécias, seguem algumas das invenções mais bizarras que já apareceram nas pranchetas dos magos da engenharia de Grand Prix.

Jochen Rindt Brabham F2Não, em 1968 eles não tinham idéia de onde o tal do aerofólio deveria ficar e que formato deveria ter! Jochen Rindt mostra a beleza de seu Brabham com um andaime adaptado à carroceria. Será que no túnel de vento teria resultados melhores que a Honda?


Já em 69, a questão era onde eu poderia colocar mais um cavalete?

Mario Andretti desfilando com o melhor da engenharia inglesa. Em 1969 o pessoal já começava a entender a trapizonga, mas o mago Colin Chapman só queria saber a que altura a coisa funcionava melhor sem quebrar, gerando acidentes potencialmente mortais… Jochen Rindt quebrou o nariz por causa disso…

 

March de seis rodas 1977

Bem… Agora todo mundo já entende de asinhas, então quem sabe a gente coloca umas rodas a mais ali atrás? O carro é um March, não anda nada mesmo. E de repente se funciona? Em 1977 as mentes fervilhavam!

 

 

James Hunt na Espanha, 78

James Hunt mostra que o projeto do “Mexicano Maluco” que a McLaren testou na última semana tem sua origem traçada há três décadas! Nos treinos livres para o Grande Prêmio da Espanha de 1978, testou essa preciosidade para aumentar a aderência dianteira do M26. A herança genética é inegável!

 

 

 

 

Ensign de Derek Daly 1979

A primeira faz tchum, a segunda faz, tcham… E a terceira? Prestobarba Mach 3? Não, é Derek Daly e sua Ensign, em 1979! Pelo menos devia ser prático para guardar as ferramentas nos boxes…

 

 

Arrows 81 motor dianteiro

Aí o Colin Chapman veio com o efeito-solo e o negócio ficou sério! Em 1981, para aproveitar ao máximo o ar sob o assoalho, o projetista da Arrows, Tony Southgate, desenhou um F1 de motor dianteiro! A idéia era montá-lo acima da suspensão, deixando o fluxo de ar sob o carro totalmente livre.

 

Alboreto com a Tyrrell bumerangue, em 1983

Não dá para negar! Esse pessoal da década de 80 era criativo! Olha o Alboreto brincando pimpão na sua Tyrrell com aerofólio traseiro bumerangue! Um brinde ao velho Ken! Sempre fã de uma novidade radical…

 

Senna testa asa “estranha”, 1990

Quem disse que a McLaren demorou para adotar o bico alto? Em 1990, Ayrton Senna já testava essa preciosidade no circuito de Paul Ricard! Ok, ok… Acho que falta um pouco de refinamento no conceito para funcionar…

 

 

 

Trulli captando sinais alien�genas para o programa Seti

Para ninguém dizer que o pessoal do século 21 não se esforça, eis um belo espécime da falecida equipe Jordan! Jarno Trulli deveria se perguntar: Isso é um pequeno aerofólio, um retrovisor central ou uma antena de televisão por assinatura?

 

 

 

Alguém alcança umas almofadas para o Ukyo, por favor?

Anúncios

~ por Bernardo Bercht em maio 9, 2007.

5 Respostas to “Freak Show da Fórmula 1”

  1. Esse McLaren existiu ou é apenas montagem?

  2. A qualidade da foto é ruim, mas é um scan de uma revista brasileira da época e não consegui ver qualquer pista de montagem dando zoom no Photoshop… Enfim, é curioso que o aerofólio tem “saias” e roda grudado no chão! Mas sabe-se lá que efeitos tinha!

  3. Isso é que é um belo acervo de coisas pavorosas!

  4. Q quié o fim disso?
    Eu li tudo, mas o comentário é especialmente pelo videozinho do final até chamei meu pai pra rir junto, haeuhaeuaeh

  5. kkkkk…quanta engenhosidade! Só faltou o Tyrrel P34 de 1976 que também tinha seis rodas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: