Tratamento cosmético em Spa…

Eau Rouge continua a mesma

Nessa temporada a FIA nos agracia com o retorno da pista mais desafiadora do calendário da Fórmula 1, Spa-Francochamps, na Bélgica. Após algumas pendengas financeiras e o atrazo nas obras de reforma dos pits, o último circuito de estrada ficou de fora do campeonato de 2006. Esse ano, porém, as modificações estão a contento, o traçado e os boxes quase prontos, como descrito no texto que segue, e teremos um GP em Spa novamente!

Para ampliar o espaço dos boxes, reclamação de longa data da FIA, os organizadores do GP belga fizeram duas alterações importantes no traçado histórico de Spa. A chicane Bus Stop, que custumava ter uma primeira perna de 90º à esquerda, agora ganhou contornos parecidos com a da primeira variante de Monza, com uma longa virada para a direita, ligando-se à reta principal na segunda perna, à esquerda. A entrada do pit, que muitos ficaram preocupados por estar no meio da chicane, está bem resolvida, ficando na parte externa do fim da primeira tomada da nova Bus Stop.

Novo traçado da Bus Stop

Outra providência dos promotores da corrida foi transformar a reta principal em “reta mesmo”. Com as alterações, o grid de largada estará totalmente alinhado. Antigamente, os últimos colocados ficavam posicionados na segunda perna da Bus Stop. No fim das contas, a pista cumpre com os objetivos da FIA, não meche na carismática Eau Rouge e ainda ganhou uns metrinhos de reta, o que pode gerar mais ultrapassagens. Boas soluções dos belgas!

Confira as comparações que fiz, auxiliado pelo Google Earth:

Traçado antigoBus Stop anterior

Depois das modificações
Pista com a nova Bus Stop

Anúncios

~ por Bernardo Bercht em maio 3, 2007.

3 Respostas to “Tratamento cosmético em Spa…”

  1. É bom que gere ultrapassagens mesmo, senão eles vão se ver comigo. Tá pensando o quê?! Mexer no sagrado traçado de Spa é brincar com fogo, rapa.

  2. Já mexeram, amigo Filipe. No inicio da Formula 1, o circuito tinha… 21 km de extensão! Em 1970, deixaram de correr nessa extensão e só 13 anos depois é que colocaram o traçado actual. Portanto, esta alteração, apesar de ser profunda, é nada comparado com o que aconteceu antes…

  3. o prefeito toma vergonha na cara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: