Terceiro dia de treinos é rosso

Massa liderou, mas ficou longe do seu recorde na pistaMassa fez a melhor marca com 1m21s506

Depois de um segundo dia de muita chuva e de poucas voltas no circuito de Barcelona, nessa quarta as equipes voltaram a desfrutar de condições ideais para preparar seus carros para a corrida do dia 13. Na ponta, continuou a predominar o vermelho. Felipe Massa marcou a melhor passagem em 1min21s506 para a Ferrari, com sua nova carenagem corcunda.

O segundo posto ficou com Mark Webber, numa surpreendente Red Bull, que trouxe diversas novidades aerodinâmicas. O pacote de revisões “By Newey” incluiu escapamentos aerodinâmicos, uma profusão de novas aletas laterais e aerofólio dianteiro bigodudo, como está virando moda. No caso dos austríacos, foi da preferência a um estilo “cabeça de bagre”, em oposição ao mais ousado “Mexicano Maluco” que a McLaren instalou nos seus carros.

Novo aerofólio bigodudo da Red BullRed Bull Cabeça de Bagre

A equipe britânica, por sinal, não deu muito o ar da graça. Na terça-feira, talvez com medo de sujar o macacão branquinho, Alonso saiu apenas para duas voltas lentas na pista molhada. Hoje, apesar de ter rodado bastante, 73 voltas, não passou do quinto lugar, com um tempo 1 segundo mais lento que o de Massa. Tomara que seja mau funcionamento do bigode mexicano, pois ele é feio de doer!

 

Temo pelo pior, no entanto. Uma dica de que Ron Dennis e os seus comandados devem adotar a novidade é o fato de terem aplicado uma “linda” camada de vermelho Vodafone na criança. Em preto já era o filho do cão chupando manga, em vermelho a fruta verde deu dor de barriga no coitado…

Alonso e o lindo bigode do mexicano chifrudo…Alonso exibe o lindo bigode do mexicano chifrudo...

A Toyota, que testa uma suspensão de formato extremamente ousado (para não dizer toda torta), esteve novamente bem, com Trulli na terceira posição. Enquanto isso, a Renault deu uma escapadinha da rabeira, com o 4º tempo de Kovalainen.

Jenson Button assumiu o cockpit da Honda (que jura que o pacote aerodinâmico é novo, mas eu diria que no máximo é recalchutado, pelas modificações que apontei na segunda-feira) e conseguiu!… Dar um passo para trás, ficando mais de décimo atrás da melhor marca de Barrichello e apresentando um festival de fritadas de pneu em tudo que é tomada de curva do autódromo espanhol (lanço o desafio para os entusiastas procurarem as fotos, escolhi uma).

O Al Gore não ia gostar de toda a borracha que Button queimou… Jenson Button torrando pneu em Barcelona

O troféu de azarados da semana vai para a Williams. A equipe mais competente em seus investimentos, já que tem uma das menores verbas e é a única sem apoio de montadoras que consegue andar lá na frente, precisou empacotar mais cedo os equipamentos e ainda juntar de colherinhas os pedacinhos de carro que os pilotos deixaram pela pista.

Na segunda-feira, Kazuki Nakajima (filho do “lendário” Satoru) deixou um quarto de carro espalhado em Barcelona. O velho Frank precisou enviar às pressas as poucas peças de reposição disponíveis na fábrica, em Oxfordshire. Na terça, ficaram “de molho” com toda a água que jorrou no circuito espanhol. Para que tanto esforço daí? Claro, para Nico Rosberg estampar o FW29 no muro na segunda volta!

Foi uma tremenda pancada e, coincidência macabra ou não, num dia próximo à morte de Ayrton Senna. Uma Williams destruída, com danos parecidos com os do acidente que vitimou o brasileiro. Ponto para os níveis bem maiores de segurança que a Fórmula 1 atingiu após esse tempo, mas uma lembrança ruim do passado.

Williams destruído de Rosberg depois da batida
FW29 ficou apenas com duas rodas presas ao chassis

Seguem os tempos finais da sessão:

1 F. Massa (Ferrari) 01:21.506
2 M. Webber (Red Bull) 01:21.804
3 J. Trulli (Toyota) 01:22.039
4 H. Kovalainen (Renault) 01:22.378
5 F. Alonso (McLaren) 01:22.579
6 R. Kubica (BMW) 01:22.653
7 J. Button (Honda) 01:22.765
8 A. Davidson (Super Aguri) 01:23.027
9 S. Speed (Toro Rosso) 01:23.713
10 C. Albers (Spyker) 01:24.870

Anúncios

~ por Bernardo Bercht em maio 3, 2007.

Uma resposta to “Terceiro dia de treinos é rosso”

  1. Hahaha me fala uma coisa… vc fica pensando nessas analogias à aerodinâmica dos carros durante o treino?
    Certeza q vou assistir a corrida e ficar rindo qdo me deparar com o “bigode do mexicano chifrudo” =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: