Idéias para o Papai Noel…

Monopostos usados são uma “pechincha”

Vencedores das Mil Milhas, Carreteiras, Fittiporsche, monopostos da Fórmula Vê, Fórmula Fiat, Fórmula 3… O que fazer com todos esses heróis aposentados das competições?

No Brasil, reciclar no ferro-velho é claro, ou deixar enferrujando em alguma garagem de fundo de quintal ou boxes… Triste essa realidade nacional, ainda que achemos aqui e ali iniciativas de preservação dos nossos bólidos do passado. Caso do museu da Ulbra, aqui no Rio Grande do Sul e da Dana que está restaurando os antigos Fittipaldi de F1 e realiza outras iniciativas de resgate da cultura automobilística nacional.

Na Europa e nos Estados Unidos, porém, existe uma grande variedade de modelos de corrida preservados, e um mercado de entusiastas que cuida muito bem das suas preciosidades. Isso gerou uma indústria paralela que produz peças de alta-performance para a restauração de modelos de competição e até fábricas de pneus produzem produtos com especificações especiais, adequadas ao momento histórico dos carros.

O site www.race-cars.com é um paraíso para qualquer amantes do esporte a motor (e uma tortura para os menos capitalizados desse clube). As maravilhas são distribuídas em categorias e momento histórico.

Existe tudo quanto é tipo de “baratinhas” para escolher: Footworks, Bennettons, Tyrrels, Lotus; estão entre os representantes da F1; Eagles, Lolas, Reynards, Penskes; são as cadeiras elétricas movidas a metanol da F-Indy dos anos 80; Porsche, Jaguar, Lola, Reynard; são os protótipos da extinta Can-Am e que correram nas 24 Horas de Le Mans… F-3000, F-3, F-Ford, F-5000, Nascar (BLÉÉÉ), enfim, tem de tudo lá. E os preços são bem interessantes para máquinas que, na sua maioria, ainda funcionam, disputando inclusive campeonatos de carros clássicos, como a Fórmula Boss européia. Por cerca de 120.000 reais é possível adquirir uma Bennetton de 1990, com um motor Ford HB totalmente funcional. Praticamente descer a preciosa do caminhão e sair rasgando na pista!!!

Vale a pena visitar o Race Cars, mas não me responsabilizo pelas próximas horas em que ficarão de boca aberta, babando pelas lindezas que aparecerem!

Anúncios

~ por Bernardo Bercht em abril 25, 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: