No vácuo! – Treino Livre 1/Sepang

Williams

              Recém encerrada a primeira sessão de treinos na Malásia um fato ficou evidente: a vantagem da Ferrari é obscena em curvas de alta velocidade! Os carros da Scuderia parecem ser os únicos que não tem um problema crônico e gravíssimo de saída de frente com esses pneus Bridgestone. O enorme entre-eixos de limousine deve ter alguma influência nisso, senão tiver MUITA! Para deixar Ron Dennis fritando ainda mais os miolos, parece que nem coçou a alteração nos testes do assoalho…

              Outra questão, mas essa parece resolvida, é que a Bridgestone acertou a mão na identificação dos pneus, a nova linha branca é perfeitamente visível. Não acredito, no entanto, que tenham escolhido corretamente a receita para o composto macio, pois pouca gente usou e esses poucos não tiveram resultados muito melhores que com os duros.

             Alonso foi muito bem para as possibilidades da Mclaren, ficando à frente de Raikkonen com os pneus duros e mantendo a diferença para Massa em menos de 1 segundo. Preocupante, porém, não ter sequer chegado próximo de bater o tempo do Brasileiro com os pneus macios. Aliás, mesmo com eles era nítida a forma como o espanho precisava jogar o volante para a dentro nas curvas, diversas vezes, e ainda assim o carro queria escapar para fora da pista. Hamilton seguiu o líder e marcou o terceiro tempo com os pneus macios, mas ficou um tanto mais longe com os duros.

             Pesadelo principalmente para Renault e Honda. No caso da Renault o terrível comportamento do carro pode custar qualquer possibilidade de pontuar na corrida. Como Kovalainen reclamou no rádio durante a transmissão, a aderência simplesmente não existia nas rodas dianteiras, é aquele caso do “não vira! Não vira”.  Ainda assim, um bom décimo tempo para o finlandês que tenta voltar para o coração do chefinho Flávio Briatore.

             E os japoneses? Coitados, um monte de novidades e parece que a Honda ficou ainda mais para trás, com as curvas de alta de Sepang tornando ainda mais torturantes as deficiências graves do projeto. Não chegaram a calçar os pneus macios, mas com os “normais” ficaram mais de 4 segundos atrás do primeiro tempo! Em outras épocas seriam até candidatos para a degola do tempo limite para qualificação, os velhos 107%! Rubens à frente do depressivo Button, mas qual a satisfação por isso? Ah! Perderam para um dos pilotos da Aguri de novo, o japa voador, Takuma Sato! Pior, viraram mais lento que uma Spyker também!

             Massa esteve muito bem, fazendo o que precisa para tentar a afirmação sobre Raikkonen depois dos problemas em Melbourne, quase meio segundo melhor do que Alonso com pneus duros. O finlandês pareceu estar num programa de tanque cheio, tomando quase 1 segundo na sua melhor volta.

             As Williams supreenderam, virando bastante rápido, com Rosberg em quinto e Nakajima em décimo, apesar de ter feito poucas voltas antes de dar uma rodada e ficar embaraçosamente atravessado na pista. Mark Webber não surpreendeu, pois sempre tira da cartola umas voltas lançadas ridiculamente rápidas com qualquer carro, sexto tempo para ele. Coulthard parece que ficou paquerando a maior parte da sessão e com apenas uma volta lançada se estabeleceu em 11º.

              A BMW parece que deu uma tropeçada na nova medição do assoalho, ficando longe dos líderes, mesmo com Sebastian Vettel (que tomou o lugar de Heidfeld nos treinos) usando pneus macios. 10º lugar para Kubica.

             Ficaram em suspenso ainda algumas questões. A Honda, por exemplo, não tinha andado tão mal nos testes da semana passada, virando sempre na casa de 1min37s e com uma melhor passagem do Rubinho em 1min36s, o que até seria competitivo hoje, uma marca que o colocaria entre os 8 primeiros. A Mclaren também tinha rodado melhor, na casa de 1min34s. Caso não chova na segunda sessão, talvez os tempos caiam e a vantagem da Ferrari não fique tão pornográfica como parece até aqui.

Anúncios

~ por Bernardo Bercht em abril 6, 2007.

Uma resposta to “No vácuo! – Treino Livre 1/Sepang”

  1. Bernardo, sobre a discussão do Rubinho no blogf-1, nós temos pontos de vistas diferentes e eu fiz questão de responder a todos os seus questionamentos, inclusive o último, sobre o GP da Austrália, como vc já deve ter visto lá. Um fato curioso é que de todos os que falavam mal dele, ninguém o criticou pelo resultado na classificação da Malásia. Dessa vez ficou bem evidente que o brasileiro não tem culpa e o carro está muito ruim, além da equipe ter se enrolado toda durante a sessão. Não que eu esteja voltando atrás, pelo contrário, reafirmo que ele diz que as coisas vão melhorar mas elas pioram e daí resolve culpar o resto do mundo. Isso sempre aconteceu. Agora, de fato, o problema é o carro. Ele tem razão de reclamar, mas deve continuar andando atrás do Button como foi na temporada passada, o que é uma pena. Como disse o jornalista Fábio Seixas, “bons pilotos melhoram seus carros”. Parece que nenhum dos dois são bons, mas quem anda na frente é menos pior. Como eu disse lá no blog, eu preferia o Rubinho da época da Stewart e imagino que vc tambem pense assim.
    Ele é um bom piloto e nada mais. Acho que vc é o maior defensor do Barrichello que eu conheço, mas sabe muito bem que ele não vai aprontar mais muita coisa na F-1.
    A verdade é que eu torço pra ele assim como você e também o resto do Brasil. Torcemos, torcemos, torcemos… e nada. Talvez seja sua última temporada. Sua carreira começou tão bem, mas pode acabar assim, desse jeito. Também acho que ele não merece, apesar de falar coisas e mais coisas, foi um cara talentoso. A questão é que Rubinho nunca têve estrela, isso é inegável.
    Bem, isso tudo foi para encerrar a discussão. No fundo no fundo devemos pensar um pouco parecido.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: